O final do ano chegou e você já pensou como será 2018? Listamos algumas dicas que vão ajudar você a organizar as suas ideias para começar o ano com o calendário estabelecido.
Analise o ano de 2017 e verifique quais as datas comemorativas em que sua loja mais faturou e também aquelas que foram fracas. Assim, você pode estabelecer onde investir mais os esforços, em termos de tempo e dinheiro, para ações que tragam mais retorno e repensar o que pode ser feito para melhorar as datas em que as vendas não foram conforme o esperado. De repente repensar os produtos, a vitrine, as ações de comunicação, quais os canais para anunciar, etc. Faça uma análise do faturamento, comparativos entre anos, como 2016 x 2017, analisando investimentos e retornos. Com esses dados em mãos, fica mais fácil entender o que deu certo e errado no ano.
Como comentado no item anterior, as datas que tiveram mais retorno devem ganhar um foco maior, as principais datas do comércio são: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Falta muito para o próximo Natal, por exemplo, porém você já deve pensar que pelo menos um mês antes já deve estar com tudo pensado para executar logo após a Black Friday. Programação de estoque de produtos, anúncios (tanto virtuais quanto físicos, como panfletos, jornal, etc). Defina a verba de investimento para publicidade e foque nessas datas.
O Dia dos Namorados foi criado para aumentar no Brasil o faturamento do comércio, num período, que na época era de baixas vendas. Somente aqui no país, a data é comemorada em 12 de junho, outros países comemoram o dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentin.
Você pode achar alguma data especifica que combine com a sua loja ou com alguma promoção especifica, ou ainda alguma data que seja comemorada apenas na sua cidade.
Estabeleça objetivos e metas para a sua loja e para os seus colaboradores. Por exemplo, o objetivo é aumentar o faturamento da loja em X%, para que isso ocorra cada um deve fazer determinada tarefa para que o objetivo seja atingido. Você pode criar incentivos para quem conseguir atingir as metas, assim a sua loja cresce e todos trabalham motivados para um objetivo comum.
Sempre busque novas informações para estar atualizado no seu mercado e, busque também, referências em outros mercados. Uma das grandes tendências, que vem há algum tempo e se mantem é fazer com que o seu cliente se sinta único, estabelecer um relacionamento com ele. Você pode verificar quem foram os seus clientes mais fiéis no ano que passou e dar um mimo para ele, assim ele sempre terá uma boa lembrança da sua marca e fará o famoso marketing boca a boca.
Essas são pequenas dicas para já ir pensando de forma geral nas suas ações para o próximo ano. Nos próximos posts vamos trazendo mais referências para tentar ajudar você a ter um ano 2018 incrível!