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5 PASSOS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA NA SUA LOJA

5 PASSOS PARA MELHORAR A EXPERIÊNCIA DE COMPRA NA SUA LOJA

Por que devo sair da minha casa para ir até uma loja que está do outro lado da cidade, se posso comprar o que eu quiser pelo computador ou celular? Você já deve ter passado por esta situação.

 

Com o avanço da tecnologia e o amplo alcance da internet, as pessoas não precisam mais necessariamente ir até a loja para comprar. Vivemos em um momento onde o “mundo online” ganha cada vez mais espaço e concorrer com a loja do vizinho já não é mais a única preocupação.

 

Fique tranquilo, as lojas físicas não estão com os dias contados! De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, das compras que iniciam dentro de uma loja, 74% ainda finalizam dentro da própria loja, 19% iniciam na loja e finalizam pela internet e 6% iniciam na loja e finalizam pelo celular. O estudo também mostra que em torno de 25% das compras iniciadas pelo computador ou celular são concluídas nas lojas físicas.

 

Tratam-se de estatísticas americanas, porém estes números antecipam uma realidade que muito em breve também será nossa. As lojas físicas sempre vão existir, mas a concorrência com o mundo virtual tende a ser cada vez maior. Por isso, é preciso se reinventar e começar a olhar o varejo não apenas como “ponto de venda”, mas sim como um “ponto de experiências”. É isso que as pessoas desejam e estão buscando cada vez mais.

 

Dois exemplos de atitudes observadas no mercado retratam bem esta nova realidade: A Reserva, marca brasileira, faz da loja um local de encontro de amigos, onde é possível provar a roupa degustando uma cerveja ou um café. Inclusive, a cerveja tem um lugar especial dentro do provador! Já a Lululemon, marca americana de ioga, possui uma área dentro da loja em Nova York, onde as pessoas podem praticar os exercícios com acompanhamento de um professor. Ou seja, são pequenos detalhes que encantam e atraem os clientes, os fazem retornar às lojas e compartilhar as boas experiências vivenciadas.

 

Mas e eu, lojista, o que posso fazer?

 

#1 | Em primeiro lugar, pare e olhe para o seu negócio, da mesma maneira que a sua concorrência olha para você.

 

#2 | Conheça o seu público-alvo: converse e procure entender o que ele deseja.

#3 | Descubra os hábitos de consumo dos seus clientes e quais os fatores que influenciam a sua tomada de decisão

#4 | Faça uma análise criteriosa: verifique como a sua loja se apresenta e o que você oferece no seu ponto de venda.

#5 | Surpreenda seu cliente! Planeje ações que sejam um diferencial para a sua loja.

 

Os passos acima vão ajudar você a pensar na loja como um ponto de experiência. A mudança não acontecerá de uma hora para outra, mas o importante é começar. Você será capaz de criar uma conexão maior entre a marca e o cliente, melhorar o ambiente da loja, atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Lembre-se: a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos e uma experiência positiva fará com que eles voltem sempre!

 

Post em parceria com a VITRINE PERFEITA

 

A Vitrine Perfeita é um canal online voltado a ensinar técnicas de Visual Merchandising (ambientação de loja) e Vitrinismo, de forma simples e descomplicada, para lojistas e demais entusiastas na área do varejo. Acesse www.vitrineperfeita.com.br e saiba mais!

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